ContatoParceiros

Entre com seu login e senha para entrar na área restrita.

Senha:

O Pai Nosso - Análise Sephirótica

Chamamos atuação teúrgica uma tentativa bastante séria , planejada e racional de agir no plano do Arquétipo sobre os fluxos mentais do Universo, com a finalidade de produzir ou acelerar determinadas formações astrais ou manifestações físicas.

Em outras palavras, a "mens" do teurgo entra em contato com o Arquétipo, para realizar, através Dele, algo astral ou concreto.

O tipo mais elementar de uma operação teúrgica é aquilo que chamamos oração.

As orações são mais ou menos complicadas, conforme a cosmovisão daquele que reza e a finalidade da prece. A oração que não contem pedido particular, pois procura somente um contato com o Arquétipo a fim de poder receber influxos Superiores para todos os planos das manifestações vitais, reflete a cosmovisão da pessoa que ora. Poderíamos dizer que, neste caso, ela apresenta uma fotografia teúrgica do Microcosmo operante.

Conseqüentemente, a oração de um cabalista apresentará um sistema fechado , divisível segundo o esquema Sephirótico do Universo. Tal é a Oração do Senhor.

PATER NOSTER QUI ES IN COELIS,a invocação ; Pai Nosso que estás no Céu, corresponderá, por analogia, ao mais alto, ao que está além de todas as Sephiroth da segunda Família. O próprio termo "in coelis"( no céu) aponta "o lugar" Daquele a Quem é dirigida a prece , lugar mais elevado do que o chamado "Horizon Aeternitatis" ( horizonte da eternidade).

SANCTIFICETUR NOMEN TUUM(santificado seja Teu Nome), o primeiro pedido que significa: santificada seja tua Coroa, isto é , O Grande Arcano de Tua Manifestação Emanacional no plano metafísico . "Santificado seja" quer dizer que os místicos, na sua busca, não perdem de vista o ápice do Triângulo Evolutivo.

ADVENIAT REGNUM TUUM (venha a nós o Teu Reino), o segundo pedido, isto é, o reino da Harmonia das Formas tanto no coração de quem ora, como no astrosoma do Universo.

FIAT VOLUNTAS TUA SICUT IN COELO( que Tua vontade seja feita no Céu) terceiro pedido que significa: inclino-me diante da Grande lei Iod-He-Vau-He do mundo metafísico, o meu mental aspirado particular na aplicação dessa Lei.

...ET IN TERRA (como na Terra), quarto pedido, que quer dizer : ... e na criação astral de manifestações éticas.

PANUM NOSTRUM QUOTIDIANUM DA NOBIS HODIE (o pão nosso de cada dia dai-nos hoje), quinto pedido . O que é o "pão de cada dia "? O Pão é a possibilidade de conhecer a vida através da forma, das experiências "de cada dia ". Hoje, quer dizer, desde a última escolha do caminho e até a escolha seguinte * ( diversidade ? )

ET DIMITTE NOBIS DEBITA NOSTRA (e perdoa as nossas faltas) o sexto pedido significa: apliquem a nós o Principio da Sabedoria expansiva.

...SICUT ET NOS DIMITTIMUS DEBITORIBUS NOSTRI (assim como nós perdoamos aos nossos devedores) o sétimo pedido cuja significação é :...que esta possa se refletir em nosso astrosomas, como Misericórdia para com nosso semelhante.

ET NE NOS INDUCAS IN TENTATIONEM ( e não nos deixeis cair em tentação), oitavo pedido, ou : livrai-nos dos encontros demasiadamente frequentes com o Arcano VI, tão perigosos para o resultado de nossas encarnações.

..SED LIBERA NOS A MALO(mas livrai-nos do mal) , nono pedido, dizendo: e mesmo livrai-nos, se possível, do contato frequente com clichês que poderiam atrair-nos à senda negativa ( o mal), no campo do mencionado Arcano VI . O mal neste pedido é simplesmente uma personificação da tendência de deturpar ao infinito os reflexos do Absoluto.

Nesta análise vemos que a Oração do Senhor é uma passagem através das nove Sephiroth.

Pixel Panda