Sabes o que é um beduíno? Um beduíno é um habitante das secas, quentes, solitárias e áridas areias do deserto. Ali nasceu, ali se criou, ali se fez homem, ali viveu sempre, não conhece outra paisagem além da imensidão do deserto. Ali aprendeu dos mais velhos a arte de viver e sobreviver. É um especialista em seu meio.
Ri, brinca, se diverte e obtém o sustento onde a vida parece impossível,
se move como peixe na água, sempre sabe aonde vai, pode ver nas
areias caminhos e rotas que para outros são invisíveis; conhece
os perigos e segredos de seu ambiente, sabe onde está a água
no meio da terra e areia seca, sabe onde se encontram as fontes de alimento,
pode orientar-se para antecipar-se às mudanças do tempo e
predizer as ventanias, pode ver o perigo que os demais não percebem,
pode recorrer a engenhosas soluções em circunstâncias
difíceis que os estranhos não podem imaginar, vai e vem e
sempre chega a seu destino, nunca se perde, sempre sabe onde está;
enfim, é um especialista em seu meio, o deserto é sua casa
e vai pelo caminho seguro. Conhece e maneja perfeitamente a sabedoria do
deserto, é o Senhor do Deserto.
Quem quer atravessar o deserto necessita a guia de um beduíno. Se quer o caminho da iniciação, necessitas a guia de um Beduíno. Se pretendes cruzá-lo só, não sobreviverá, pois desconheces a Sabedoria do deserto. Podes crer-se valente, ousado, arriscado, instruído, bem informado e muito capaz, mas não pode prescindir do beduíno, porque careces da sabedoria do deserto.
Se tens a oportunidade de um guia beduíno então és mais que afortunado e teu êxito está assegurado, não por tua habilidade ou capacidade, mas pela bondade do beduíno.
Que
te pedirá o beduíno? Somente que siga suas instruções
ao pé da letra.
Se fazes as coisas quando quer, como quer, onde quer e a seu modo, de que te serviria o beduíno? Poderá morrer de sede, morrer de fome, perder-se entre as dunas, guiar-se por miragens, beber águas não potáveis e ficar doente, tomar o caminho equivocado, ser vítima do veneno dos escorpiões ou outros animais, perecer de calor ou morrer de frio nas geladas noites, vagar sem rumo, extraviar-se na imensidão e não chegar a nenhuma parte, esperar uma morte com alucinações, delirar e finalmente perecer.
Deixa que teu coração te fale. Invoca a teu bendito Pai e ora. Deixa que tua consciência cresça e a luz nasça em teu coração. Busca a teu beduíno.